O juiz eleitoral Wesley Sandro Campana dos Santos, da 51º Zona Eleitoral de Rio Bananal, ao norte do Espírito Santo, decidiu cassar o mandato de quatro vereadores e anulou os votos de toda chapa do partido Republicanos, sob suspeita de fraude no cumprimento da quota feminina de candidatas, com o suposto uso de “laranja”. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12).

Os vereadores que tiveram o mandato cassado pela Justiça eleitoral foram: Vilson Gonçalves, Luiz Orione Mereguete, Erivelton Ferrarini e Gean França. Informantes ouvidos em juízo chegaram a dizer que a candidata era ativa no grupo de candidatos do partido, pelo aplicativo de WhatssApp, contudo, deixam de juntar sequer um print do grupo, para demonstrar as ações da candidata, para propagação de sua candidatura, escreveu o juiz.

A decisão do juiz sustenta que os Republicanos tiveram um suposta candidatura laranja, apenas para cumprir a cota de gênero de 30% exigida pela lei. O pivô da decisão foi a candidatura de Silvana Monteiro, que segundo a denúncia, ela foi inscrita de forma proposital e tirou 0 voto na eleição 2020. Essa decisão foi inédita no Espírito Santo.

Além disso, o juiz apontou indicio de cinco fraudes na referida candidatura da mulher. A decisão de cassação não afasta nesse momento nenhum vereador do cargo. Isso só acontece depois que for esgotado todos os recursos.