O PSOL - Partido Socialismo e Liberdade, se estabelece em Marataízes em 2021 como resultado de novas ideias, uma força política alternativa e popular que pretende levar ao debate regional as necessidades reais das minorias e dos vulneráveis. Sem se opor a atual administração, devido ao momento delicado da pandemia.

 

Serão realizadas plenárias e convenções partidárias para eleição de diretório e defesa de teses. Reconheço que o PDT, atual legenda no executivo, como todo partido grande, possui suas contradições. Mas reconheço também sua história e tradição, que carrega nomes como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Mário Jununa (1° indígena no parlamento brasileiro) e Abdias Nascimento (importante liderança do movimento negro).

Projetos

Marataizes precisa assumir seu protagonismo na região litorânea, e vem buscando com louvor esse pleno desenvolvimento nas últimas gestões da administração pública. Como servidor e morador da Pérola Capixaba reconheço nosso amplo potencial, somos detentores de rico patrimônio histórico e natural, mas ainda precisamos romper com velhas práticas coronelistas. Que possamos eleger mais negros, mais pescadores, LGBTQIA+, trabalhadores, jovens e mulheres para a Câmara Municipal.

Que os gestores de nossas secretarias tenham visões humanizadas de suas pastas e busquem fazer com que a máquina pública sirva realmente as pessoas. Como parte dessa terra eu torço para que nossa política seja cada vez mais representativa e principalmente participativa, pois temos muitos marataizenses que podem contribuir em diversas áreas para um projeto melhor de cidade. Que esse extremismo destrutivo entre esquerda e direita no Brasil não nos leve ainda mais ao fascismo, genocídio, autoritarismo e retrocessos sociais causados por votos sem fundamento. Que façamos do voto um resultado de estudo e reflexão para alimentar esperança e mudança, jamais como instrumento de ódio, pois política é cuidar das pessoas e isso se faz com amor.

Nossa sociedade é constituída por poderes distintos, executivo, legislativo e judiciário, mas existe um poder além do sistema, que é o poder popular, e ele se expressa pelo voto. Como Prefeito eleito devemos respeitar a vontade soberana do povo. Estamos acompanhando os processos judiciais, enquanto não houver vereditos finais, Tininho Batista continua como Prefeito eleito de Marataízes. É humanamente correto reconhecer os amplos avanços de suas gestões. Estrategicamente precisamos pensar no agora, em futuras situações tenho a certeza que o PSOL Maratimba se colocará sempre como representante dos anseios da justiça e do povo.

 

O Senador das Esquerdas


Com Contarato pleiteando o governo do Estado o Senado abre a possibilidade de uma candidatura explicitamente de esquerda. Guilherme Nascimento como liderança da Juventude, população LGBTQIA+ e classe artística, coordenando atualmente a expansão do Partido Socialismo e Liberdade no sul do Estado, fontes já indicam que seu nome será bem cotado ao Senado pelo Espírito Santo. A diversidade com certeza será a bandeira principal do PSOLista que vislumbra uma carreira política próspera e popular. Após a candidatura à prefeitura de Cachoeiro, município estratégico, o cenário político já reconhece o educador como bom nome nas futuras eleições.