Já são três vereadores que assinaram em favor da abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os aumentos abusivos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Cachoeiro de Itapemirim. Para instauração ad CEI são necessários no mínimo sete assinaturas.

Os vereadores que assinaram até agora, foram, Ary Corrêa (Patriota), que é o proponente do requerimento, Junior Corrêa (PL) e Alexandre de Itaoca (PSB), que é o líder do governo.

Ary quer propor a CEI para investigar aplicação dos quase R$ 11 milhões na contratação da empresa responsável pela atualização cadastral dos imóveis, que elevou em até 1.000% os valores do IPTU no município. A Câmara já recebeu diversas denúncias de irregularidades, que precisam ser apuradas.

CEI

É um órgão próprio do Poder Legislativo, instituído especial ou permanentemente, com os poderes de investigação similares aos judiciários, a fim de apurar, por prazo certo; fato ou fatos determinados, ligados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública por seus administradores; podendo encaminhar as suas apurações ao Ministério Público, para que se promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.