A manhã começou tranquila na missa pelo aniversário de Vitória na catedral metropolitana. À direita, o Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini ladeado pelo seu amigo e aliado de primeira hora, Erick Musso, que preside a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e mais uma dezena de secretários municipais e vereadores aliados.

No lado esquerdo, o governador Renato Casagrande, com sua esposa e alguns secretários - dentre eles o superinvestigado Thyago Hoffman (leia sobre a proprina do Pen Drive). 

O clima de guerra fria era nítido como se União Soviética e Estados Unidos estivessem se estranhando dentro de uma diplomacia forçada, quando o governador Renato Casagrande se dirigiu para cumprimentar o prefeito com um soquinho protocolar mas não estendeu a mão para Musso, o que gerou um tremendo mal estar entre os presentes.

Após homilia do arcebispo, o padre Renato Criste fez um agradecimento público à Pazolini pela manutenção e zelo com a praça que envolve a catedral. Finalizada a missa, governador e prefeito para suas respectivas e antagônicas agendas nas festividades da capital.

O governador foi para o antigo Forte São João, onde solenidade forçada foi arranjada para esconder um dos maiores fiascos da gestão do seu aliado e cargo comissionado Luciano Rezende. O ex-prefeito por anos foi protagonista de uma novela que levou a antiga sede do clube Saldanha da Gama a ficar sucateada. A hoje secretária de Turismo do Estado, Lenise Loureiro, que era supersecretaria de Rezende na prefeitura apresentou um “plano” para retomada de atividades culturais e reforma do espaço.

O prefeito Lorenzo Pazolini e seus aliados seguiram para Ilha das Caieiras para o Parque do Mulembá - onde aconteceu o tradicional parabéns com movimentos populares, moradores e aliados. 

Momento mais impactante ficou por conta do discurso do presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso, que agradeceu ao prefeito e às lideranças presentes por não deixarem Vitória ser prejudicada e abandonada pelo Governo do Estado.

O jovem e experiente político disse em alto e bom tom que “o povo está cansado de promessas vazias de projetos power point que não saem da tela, de enganação!".

"O Governo faz propaganda de pacotes econômicos milhonários que nao chegam a ninguém. Nenhum real sequer. Enquanto isso fica cada vez mais difícil lutar contra os altos preços do combustivel, colocar comida na mesa é dia após dia mais desafiador.”

A guerra que começou fria pela manhã foi subindo a temperatura durante o dia e mostrou que as “potências” rivais estarão em campo em 2022.