Folha do ES
Ter, 26 de Out
HECI

Home   Política     Espírito Santo


Deputado aciona OAB contra advogado que tentou subornar colega

Deputado aciona OAB contra advogado que tentou subornar colega

Carlos Von quer que a OAB chame imediatamente as supostas vítimas para depor. Se elas confirmarem os fatos, a investigação é aberta

  Por Julia Mothé

  10.setembro.2021 às 15:16Atualizado em 10.setembro.2021 às 16:24

O pedido de investigação contra o advogado Alexandre Dalla Bernardina foi feito com base nas reportagens da FOLHA de semana passada.

O parlamentar Carlos Von pediu à OAB que investigue os fatos, até porque Dalla Bernardina também é Procurador do Estado.

Segundo Von, além de advogado de família, Alexandre trabalha com dinheiro público dos capixabas. Por isso, tem que ter reputação ilibada, ou seja, estar acima de quaisquer suspeitas de desvio ético.

Carlos Von quer que a OAB chame imediatamente as supostas vítimas para depor. Se elas confirmarem os fatos, a investigação é aberta.

As vítimas estarão sob juramento e, portanto, são obrigadas a falar a verdade, sob pena de crime de falso testemunho.

Além disso, as vítimas terão a oportunidade de oferecer maiores detalhes nesses depoimentos, contribuindo para esclarecer os fatos.

Entenda o caso

Nas reportagens que motivaram o pedido de investigação na OAB, o jornal apurou que o advogado Alexandre Dalla Bernardina tentou subornar a advogada Flávia Brandão em uma ação de divórcio e agressões em que o procurador do Estado advogava para o ex-Secretário da Fazenda do Governo Casagrande, Rogélio Pegoretti (PSB) contra sua ex-mulher.

Brandão, ex vice-presidente da OAB, não aceitou o suborno e relatou a abordagem à várias pessoas. Indignada, a advogada decidiu nem entrar na causa.

Além disso, pesa contra Alexandre fortes suspeitas de que ele faz alegações inverídicas em processos da área de direito de família para constranger a parte contrária com medidas judiciais, como, por exemplo, ameaça de prisão por falta de pagamento de pensão.

Em um dos casos, o advogado teria supostamente inventado que o ex-marido de sua cliente não havia pago pensão, mentindo no processo, o que quase ocasionou sua prisão. Esse constrangimento só não ocorreu porque a parte se apressou em comprovar que as inverdades das alegações de Alexandre Dalla Bernardina.

+ Advogado; tentativa de suborno; ex-Secretário da Fazenda; e agressão doméstica

+ Advogado frauda processo para extorquir empresário em divórcio


Fonte: Folha do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.