Um grupo de servidores estaduais da saúde realizou, na última quarta-feira (24), um protesto na frente do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. Segundo o sindicato que representa a categoria, Sindsaúde-ES, os trabalhadores ficaram cerca de 30 horas no local e chegaram a se acorrentar nas grades do prédio durante o protesto.

Os servidores contaram que ficaram cerca de 30 horas na frente do Palácio até conseguirem marcar uma reunião com o governador Renato Casagrande.

O ato teve inicio na manhã de quarta-feira (24). De acordo com uma das representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo (Sindsaúde-ES), Elbia Miguel Alves, os trabalhadores solicitavam uma reunião para discutir algumas reinvindicações, como correção na distorção salarial, reajuste do ticket, que atualmente é de cerca de R$ 300, e reajuste salarial. 

A representante do Sindsaúde-ES afirmou que os profissionais tentam uma negociação com o governo do Estado há dois anos. 

"A categoria chegou no limite. Por conta da pandemia, o governo fala em valorizar os profissionais da saúde, mas não fazem", disse. 

O ato durou cerca de 30 horas, com manifestantes passando a noite na frente do Palácio Anchieta. De acordo com Elbia, os servidores não puderam usar os banheiros do local. Por conta disso, algumas pessoas se acorrentaram na grade do portão do Palácio em protesto. 

"Passamos a noite no local, na quinta-feira (25) teve muita pressão. Eles queriam que a gente desocupasse. Eles não estavam deixando a gente nem entrar para usar o banheiro", disse.

A categoria comemorou depois que conseguiu agendar uma reunião com o governador para a manhã da próxima quarta-feira, 1º de dezembro. Segundo o Sindsaúde-ES, após a reunião, a categoria deve se reunir em uma assembleia para discutir os resultados do encontro.

O governo disse por meio de nota

O governo negou as acusações feitas sobre a falta de negociação e também sobre a proibição do uso dos banheiros do Palácio. Leia abaixo a nota na íntegra enviada pela assessoria de imprensa:

 

"Os profissionais de saúde foram atendidos mais de uma vez no Palácio Anchieta e utilizaram as dependências do prédio durante o horário em que o mesmo permanece aberto ao público".