Bruno Lamas disse que está solidário aos moradores e comerciantes que enfrentam dificuldades de ir e vir após a interdição total da ponte que fica na Avenida Abido Saadi, cobrou liberação rápida da via e maior participação da Guarda Municipal para organizar o trânsito 


O deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que preside a Frente da Parceira Público-Privada na Assembleia Legislativa, disse estar solidário aos moradores e comerciantes da Grande Jacaraípe, na Serra, que enfrentam dificuldades de ir e vir após a interdição total da ponte que fica na Avenida Abido Saadi, próximo ao Parque Encontro das Águas.  

Bruno, que criou uma comissão para fiscalizar a obra, lembrou, porém, que transtornos são inevitáveis, ao mesmo tempo que pediu rapidez ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), para evitar prejuízos maiores aos comerciantes e moradores. 

“Sabemos que obras trazem transtornos. Meu papel, como deputado estadual, é fiscalizar para que um investimento de qualidade seja entregue ao cidadão capixaba. Por isso, tenho acompanhado de perto esta obra desde o seu início. O DER disse que irá liberar o trânsito na ponte até sábado (14), mas pedi que isso ocorra antes”, frisou Bruno.

De acordo com o parlamentar, o DER destacou que a interdição se fez necessária para a realização de serviços de troca de aparelhos de apoio estrutural. 

Segundo ele, que visitou a obra ontem (9) mais uma vez, os macacos hidráulicos já estão posicionados para realizar a suspensão da ponte.

Bruno também lembrou que a Prefeitura da Serra já se comprometeu a organizar o trânsito, com a participação efetiva da Guarda Municipal. 

Para minimizar os impactos, foram projetados desvios de rota alternativa de trânsito por meio da Avenida Audifax Barcelos. Além disso, 14 linhas do Transcol foram afetadas e uma nova foi criada para atender aos passageiros. 

Bruno já tinha sido autor de outro pedido ao diretor-presidente do DER, Luiz Cesar Maretto, para que fosse apresentado um projeto com um estudo minucioso de calçada por calçada, trecho por trecho, com as soluções para passagens de nível, acessibilidade e até mesmo com possíveis mudanças em alguns giros de quadra. Os estudos com as mudanças ficaram prontos. 

Obra do governo do Estado, a nova Abido Saadi compreende 7,52 quilômetros entre o trevo de Manguinhos e a Praia de Capuba. Ela foi orçada em R$ 37,9 milhões e, após idas e vindas, está saindo do papel. 

Executada pela empresa Cinco Estrelas, a pedido do DER, a previsão é de que a obra seja entregue ainda este ano, com nova drenagem, asfalto, sinalização e pontos de ônibus, além da duplicação, melhorias que trarão mais segurança para o morador e também para o motorista. A obra vai impactar em 14 bairros e na vida de mais de 70 mil pessoas.

“Estou vigilante e presente na obra. Teremos ainda este ano uma nova Abido Saadi, com a qualidade que o morador da Grande Jacaraípe merece”, garantiu Bruno.