Folha do ES
Dom, 7 de Ago
32 ANOS DA FOLHA DO ES

Home   Política     Mundo


ONU votará sobre expulsão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos

ONU votará sobre expulsão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos

A medida foi iniciada pelos EUA em resposta à descoberta de centenas de corpos de civis ucranianos na cidade de Bucha, após a retirada das tropas russas

  Por Redação

  07.abril.2022 às 02:11

A Assembleia Geral da ONU votará nesta quinta-feira, 07, sobre a suspensão da Rússia do principal órgão de direitos humanos da ONU. A medida foi iniciada pelos EUA em resposta à descoberta de centenas de corpos de civis ucranianos em Bucha, após a retirada das tropas russas.

A embaixadora norte-americana, Linda Thomas-Greenfield, fez um apelo para que o país seja retirado da lista de 47 membros. “Acreditamos que os membros das forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia e acreditamos que a Rússia precisa ser responsabilizada. A participação da Rússia no Conselho de Direitos Humanos é uma farsa”, disse na última segunda-feira.

De acordo com a resolução de 2006, do Conselho de Direitos Humandos, a Assembléia pode suspender os direitos de membro de um país “que cometa violações graves e sistemáticas dos direitos humanos”.

A resolução a ser votada nesta quinta-feira, 7, expressa “grave preocupação com a atual crise humanitária e de direitos humanos na Ucrânia, particularmente com os relatos de violações e abusos dos direitos humanos e violações do direito internacional humanitário pela Federação Russa, incluindo violações graves e sistemáticas e abusos dos direitos humanos”.

Em 24 de março, a mesma Assembleia votou por 140 a 5 e 38 abstenções pela culpabilização da Rússia pela crise humanitária da Ucrânia e pedindo um cessar-fogo imediato.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.