A vitória de reeleição de Renato Casagrande (PSB) para cumprir o terceiro mandato como governador do Espírito Santo não teve ativo eleitoral do seu vice Ricardo Ferraço (PSDB) na colaboração do êxito dos quase 54% de adesão ao projeto do socialista.

O mapa dos municípios que mostram as votações, o sul do Espírito, em especial Cachoeiro de Itapemirim-ES, terra de origem dos Ferraço,. o adversário Carlos Manato (PL) predominou e se dependesse da região, seria o governador. Realidade constrangedora para o vice.

Casagrande, com exceção de Linhares e Colatina, dois grande centros eleitorais do Norte, contou com uma barreira de resistência, assim como o nordeste para Lula. Somando a grande vitória, com menos força somente em Vila Velha.

O governador, além de perder feio em Cachoeiro, Marataízes e Itapemirim, além de outros onde o vice supostamente deveria ter influência com sua família política. A decadência do clã é visível a partir da ótica do presente pleito.

Esta análise preliminar mostra a grande dificuldade de possível sucessão de Ricardo no Palácio Anchieta. Ele já foi secretário da Casa Civil do petista Victor Buaiz, nos anos 90, em dobradinha com vice Renato Casagrande. Não é fácil transferir votos.