Entre prefeitos e ex-prefeitos nas eleições de 2022 no Espírito Santo, Guerino Zanon (PSD),gestor de Linhares, mostrou a força política no seu espaço nas duas etapas, primeiro turno como candidato e segundo turno apoiando Carlos Manato (PL).

Como candidato venceu em Linhares, município mais próspero do norte do Estado, derrotando dos os adversários. No segundo turno venceu de novo apoiando Manato passou para o segundo turno e influindo, ainda, Colatina e parte do norte.

Essa façanha mostrou força perante o próprio governador reeleito, Renato Casagrande (PSB), que não conseguiu envergar o mérito da lideraça de Guerino no norte; e diante de outros prefeitos com a caneta na mão que ofertaram apoio com a "Inês Morta".

Deu a Zanato 54,74%, correspondente a 45.928 de votos contra 45,26% de Casagrande no limite de 37.97. Guerino não conseguiu universalização do seu potencial político, chegando tarde demais para a disputa após renúncia ao seu quinto mandato de prefeito em abril do presente ano.

Em comparação, o ex-prefeito Audifax Barcellos *REDE) não conseguiu vencer no seu Município da Serra onde foi prefeito por dois mandatos. Perdeu como candidato no primeiro turno e não teve peso algum na campanha de segundo turno de Manato, vencido lá por Casagrande de 57,64% a 42,36%.

Guerino foi o grande nome entre as lideranças na campanha eleitoral de 2022, excetuando os próprios candidatos do segundo turno.