Alexandro da Vitoria é o empoderado mega secretário na Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que ocupa duas pastas em simultâneo. Ele, natural de Vila Velha, veio para Cachoeiro, logo que Victor Coelho (PSB) assumiu o primeiro mandato em janeiro de 2017. Na ocasião, esteve a frente da Secretaria de Transportes. Agora chefia as Secretarias de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, e a outra, Desenvolvimento Econômico.

Além acumular funções, Alexandro é campeão de viagens financiadas com dinheiro público. Foram 34 indenizações pagas pelas diárias, que juntas somam R$ 110.492,04. Incluindo viagens para o exterior, como, Colômbia, França, Espanha e Portugal. Vale ressaltar que o valor total ficará maior se incluir passagens e outros custos.

Conforme mostra o Portal da Transparência, veja os valores pagos pelas diárias:

VEJA NO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA

Dentre as justificativas, está a participação em fóruns e congressos sobre ”cidades inteligentes”, que em tese deveria oportunizar ao secretário conhecer e trazer novas tenologias para o município. Mas, não é o que vemos.

Quando se fala em cidade inteligente, pensa-se em:

  • Um plano para atrair novos negócios;
  • Monitoramento tecnológicos de rápido de aspectos como segurança, transporte e abastecimento de água, energia e demais serviços; 
  • Comunicação eficiente e ágil da população com poder público;
  • Integração das informações e setores;
  • Arborização em larga escala em região urbana;
  • Dentre outras…

Esses são alguns poucos exemplos, que não temos. Prova disso é que a iluminação pública ao queimar, se não houver um cidadão alertando, a Prefeitura não tem informação do ocorrido. Outra mostra, é sinal de trânsito, que não mede o fluxo de veículos, dias e horários para mudar a frequência do temporizador. Nem mesmo uma caçada cidadã de verdade temos. Além dos gastos excessivos, e do turismo gratuito para o secretário, o que estas viagens trazem de fato para o município?