O prefeito João Altoé (PSDB) tem um diferencial entre os gestores capixabas: um pacificador que soube enfrentar crises herdadas e em curso com serenidade. Domina a arte de dissipar conflitos e de deixar os adversários falando sozinhos. 

João Altoé está acima da média como Chefe do Executivo. Professor, culto e honesto. Aliás, sobre honestidade, pode parafrasear o presidente Jair Bolsonaro: "podem me criticar, mas me chamam de corrupto ! " Alguém se habilita"?

O prefeito de Vargem Alta, cidade serrana, de clima europeu, tem tolerância zero com a corrupção. Em cooperação com Ministério Público e com a Justiça, depurou a máquina e governa com mãos de ferro, não flexibilizando para os adeptos do  "jeitinho brasileiro"

Todos as áreas funcionam adequadamente. Consegue manter o Hospital Padre Olívio, dificuldades que todos os seus antecessores tiveram como cravo na carne. Setor delicado, porém João Altoé trata a Saúde Pública como prioridade para o seu povo.

Não entra nas picuinhas políticas e nem em discussões paroquianas. Administra um orçamento limitado, porem com responsabilidade fiscal e social sob os auspício do Secretário Financeiro, Danildo de Oliveira, um fiel escudeiro e implacável no zelo com o erário.

Os produtores rurais recebem atenção especial da Prefeitura com manutenção das estradas vicinais para escoamento da produção. Oferece logística. João Altoé é um estatista, um gentleman no trato da coisa pública. Seus detratores se esforçam, demasiadamente, para pintar um quadro inverso,  sem sucesso.

Diante do descrito, em resumo, qualquer ataque covarde que sofra será o ofensor visto como uma marginal desafeiçoado. João Altoé é o típico administrador convencional em tempos de crise e criativo quando chamado a ousar.

Ele recebe parabéns por não promover festas ou festejos em tempos difíceis. Coragem que a maioria dos prefeitos brasileiros não teve mesmo ante um povo descamisado e carecido das necessidades básicas. Só um prefeito sensível e corajoso consegue feito assim!

Tem gente querendo antecipar eleições. João Altoé não entra nessa. Esse comportamento de equilíbrio irrita os agoureiros de plantão.

Para João Altoé, a maioria do povo de Vargem Alta tira o chapéu.