A disputa da direção do MDB do Espírito Santo está marcada por uma "guerra" entre um grupo interno e externo contra o atual presidente do partido, o ministro adjunto do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra que se mantém em silêncio em relação aos ataques da banda estragada do partido. A convenção acontecerá até o final do mês.

No pior cenário, o MDB pode virar o PSDB em relação ao Governo do Estado, oposição, em caso de vitória da "banda podre" , assim definia um dos ícones do partido no estado, ex-prefeito Roberto Valadão, quando se referia aos medebistas com desvio de conduta ou grifados pela corrupção ou imoralidade, inapropriados de permanecer no partido.

A disputa interna está inflada por atores externos ao MDB, como a participação da Secretaria do Governo Estadual e do Conselheiro Sérgio Borges - personagem antigo do MDB - , com interesses desalinhados do partido que vão de negócios a cargos no Tribunal de Contas. Trata-se de investida amadora que pode cair no colo do governador Renato Casagrande (PSB).

Com tudo isso, o presidente do MDB se recusa a se manifestar sobre manobras nada republicanas até o limite possível. A manutenção de Lelo Coimbra sepulta de vez qualquer pretensão do ex-governador Paulo Hartung de fazer politica dentro do partido, pois a experiência recente nas eleições foi traumática. Coimbra perdeu as eleições e não esqueceu e não esquece e não esquecerá. 

A inserção de forças externas no processo poderá gerar um rebento sobre as leituras equivocadas de alguns que se acham entendidos em análise política. Enfim, de um lado está se formando uma "orgia" com direito a assédio sexual, corrupção, improbidades, uso de máquina administrativa e órgãos públicos como forma de coação. 

Amanhã, 3, por volta das 12h00, análise mais detalhada desse quadro. Afinal, depois da independência do DEM e da oposição do PSDB, só falta facção a,ambiciosa do PSB jogar fora o MDB de boa relação e aliança nas próximas eleições.

Uma parte do MDB-ES, a menor, contaminada de imoralidade,  tenta tomar de assalto o MDB do ES