O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM-ES), na convenção do seu partido na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, realizada ontem,08, deixou indiretas sobre a possibilidade de encerrar a carreira com um penta como Chefe do Executivo.

As declarações são analisadas com desconfianças. Ele é especialista em fazer ilações para manter acesa a chama do "ferracismo", muito forte no Município. Seu título eleitoral é cachoeirense. Enquanto o do filho, Ricardo Ferraço é de Vitória; e da esposa, Norma Ayub é de Itapemirim.

Algum tempo, Theodorico Ferraço tem deixado de praticar política egocêntrica. Dedicou-se nas últimas décadas na manutenção da sua sobrevivência e mais, intensamente, em trabalhar pela eleição da esposa para uma cadeira federal, com êxito.

O mesmo não pode-se dizer, de sucesso, de Ricardo Ferraço, ex-senador da República. Ferraço bem que tentou ajudar o filho na reeleição sob o manto do vento novo que varreu o Brasil, porém o filho preferiu dissociar-se do pai, talvez, por vaidade extremada. Perdeu!

Mas, sobre eleições municipais, está posto ao bem concreto: Norma Ayub - que está fazendo um bom mandato -  está com seu coração voltado para o litoral, Marataízes ou Itapemirim. Itapemirim já foi prefeita por dois mandatos.

A probabilidade maior é que dispute o coração dos marataizenses, sua região. Logo, Ferraço não estará em dois lugares ao mesmo tempo. Dedicar-se-á ao pulsar do coração da sua companheira, in loco.

Será mais fácil celebrar um acordo com o governador Renato Casagrande (PSB) para apoiar a reeleição do prefeito Victor Coelho (PSB) em Cachoeiro-ES em troca da eleição de sua esposa no litoral, do que se aventurar ao incerto. Entretanto, contudo, Ferraço tem cacife para decidir uma eleição em qualquer Município do sul do Espírito Santo.

Quanto a Ricardo Ferraço em 2022, ainda estará cuidando da sua vida particular até cicatrizar as feridas da última batalha perdida.