Folha do ES
Dom, 12 de Jul
Rádio Cidade

Home   Política     Opinião


Prefeito de Cachoeiro e sua equipe são culpados por alerta tardio

Prefeito de Cachoeiro e sua equipe são culpados  por alerta tardio

Defesa Civil não teve capacidade de antecipar a tragédia e nem de socorrer depois dela

  Por Jackson Rangel Vieira

  27.janeiro.2020 às 13:58Atualizado em 27.janeiro.2020 às 18:17

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Victor Coelho (PSB) não foi líder quando chamado a sê-lo. Não avisou, com sua equipe, com antecedência sobre a possibilidade de transbordamento do rio Itapemirim. Antes do ocorrido, ficou inerte e ainda tranquilizou a população, reputando as notícias das redes sociais como falsas e propulsoras de pânicos.

O alerta vermelho foi dado quando não havia mais o que fazer. A Defesa Civil considerou a cheia de 2,70 m do rio como normal, de fácil controle. Não houve em tempo, um comunicado oficial para a população se refugiar antes do transbordamento. Morosidade somada com incapacitação.

O Alerta da Prefeitura faz o seguinte aviso: "procure um lugar seguro". Como é que é?

Com a experiência de tantas enchentes, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim não sabe nem indicar lugares seguros como ginásios, parcerias com Igrejas ou empresas, com água e alimentação, para salvar vidas ou amenizar as aflições inevitáveis.

Nem barcos motorizados para percorrer as áreas alagadas a defesa civil possui. Para resgate de coisas e de seres viventes. Um absurdo de incompetência!

Em horas como essas, fica mais doloroso para a sociedade ver o prefeito e sua equipe de coletes amarelos carregando colchões e fazendo os registros como se estivessem presentes desde o começo. Quando se elege um mandatário, o contribuinte espera que seja um comandante que aja no todo e, não somente em parte. Uma vergonha ter avisado que estava tudo normal quando a desgraça estava vindo a galope.

Prevenir de catástrofe não deve dar voto. Não seria vergonhoso ter uma sirene no centro da cidade com potência para ecoar em toda cidade em casos assim. No primeiro mundo, quando detectam desastres naturais, funciona: Japão China, EUA... Mas, nem barcos socorristas têm. Quem dirá utilizar dos instrumentos tecnológicos e informações em tempo real.

Sabe o que mais funcionou de alerta na cidade de Cachoeiro de Itapemirim? As notícias "fakes", alarmantes e sensacionalistas criticadas pelas “autoridades”. Pelo menos, o medo e o pânico produzidos pelas postagens nas redes sociais foram mais eficientes do que os líderes mais afeitos ao gabinete com seus anúncios oficiais.

A economia do município foi à bancarrota. E, se aplicada à competência, os prejuízos seriam menores. Victor Coelho e sua equipe podem ganhar o troféu da negligência, da irresponsabilidade e da imprudência.

Agora, restam a eles limpar as ruas e, até isso, talvez, nem façam direito. Quem fez bonito foi o povo salvando a si mesmo em todo tipo de solidariedade.

A falta de preparo virou até meme na redes sociais.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Enquete


Você repetirá os votos nos candidatos a prefeito e a vereador eleitos em 2016?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.