A expressão tigre de papel (tradução literal da expressão chinesa "zh? l?oh?" - ???) designa algo que é aparentemente ameaçador mas, na realidade, é inofensivo. A expressão, antiga na cultura chinesa, tornou-se célebre após uma entrevista de Mao Tsé-tung à jornalista norte-americana Anna Louise Strong, em 1956, na qual o líder chinês usou a expressão para qualificar Chiang Kai-shek e os Estados Unidos. O uso da metáfora "tigre de papel" é desde então muito comum nas línguas ocidentais.

O grupo político liderado pelo ex-deputado federal, Marcelino Fraga está comemorando uma "vitória de pirro", por a tomada da direção do partido por liminar é como castelo construído em areia. Programa evento na terça-feira, 10, na sede do partido, como se o juiz Maurício Camatta tivesse assoviado o apito final. Ainda falta muito para o processo tenha fim. As vias judiciais para fugir da matéria interna corporis não serão suficientes para atropelar a hierarquia dos fatos e seus desfechos.

Mesmo a segunda instância ter corroborado com a decisão da primeira, não significa que a terceira será submetida ao vexame dos despachos dos togados capixabas. O tema vai ser apreciado pela Justiça Federal de Brasília, sede nacional do MDB. Além do mais, como Marcelino e o deputado José Esmeraldo respondem à uma comissão de ética, o presidente do partido Baleia Rossi - cuja autoridade foi desmerecida pelo grupo antagônico e dentro da argumentação judicial pelo magistrado citado, o MDB capixaba pode ser dissolvido e recomeçar tudo de novo. 

O MDB de Marcelino é um "Tigre de Papel".