Na análise feita pelo jornalista Jackson Rangel, a eleição de Vitória-ES não terão dois campeões de votos deputados estadual e federal, Sérgio Majeski (PSB) e Amaro Neto (PRB), na disputa para a Prefeitura de Vitória-ES. O primeiro terá resistência do seu partido e pelo governador Renato Casagrande. O segundo, vai optar ficar aonde está e projetar o futuro sem desgaste.

Os dois beneficiários desses problemas  intra-partidários e pessoais são os deputados estadual Fabrício Gandini (Cidadania) e Lorenzo Pazolini (Sem partido) ou outro representante da direita. O primeiro apoiado pelo prefeito Luciano Rezende (Cidadania) e pelo próprio Renato Casagrande, com acordo em curso. Ao segundo, restaria a soma das forças políticas identificáveis com o presidente Jair Bolsonaro. 

No primeiro turno, outras candidaturas deverão navegar na tentativa de disputar a Prefeitura, mas no segundo turno, no restam dois, esse é o quadro do momento. Majeski não se conforma com essa probabilidade, estando numa condição muito favorável pelas pesquisas, e ironiza a análise com antecipação: "Sério? Nem eu estava sabendo, obrigado pela informação!", pondera com acidez.