O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), almoçou nesta 3ª feira (8.dez.2020) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Também compareceram os presidentes do PSB, Carlos Siqueira, e do DEM, ACM Neto.

© Sérgio Lima/Poder360 O deputado Arthur Lira (PP) conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM)

Na véspera, a refeição de Paulo Câmara foi com o principal rival de Maia: Arthur Lira (PP-AL). Nos 2 encontros a pauta foi a Presidência da Casa.

Câmara não é o 1º governador do PSB procurado pelos 2 deputados. Eles também tiveram, nos últimos dias, reuniões com Renato Casagrande (ES) em Vitória. Os deputados buscam apoio para a eleição para presidente da Casa, que será realizada em fevereiro de 2021.

 

Maia é o atual presidente da Câmara dos Deputados e não pode se candidatar novamente. Tenta costurar a candidatura de um sucessor. Lira pertence a outro campo político e tem a pré-candidatura mais consolidada.

Governadores têm grande influência sobre os congressistas dos Estados que comandam. Por isso, é prática comum de postulantes a presidente da Câmara viajar às capitais para pedir apoio. Paulo Câmara tem um elemento a mais: é vice-presidente do PSB.

O partido tem 31 deputados e deve começar a discutir de maneira sistematizada a sucessão na Casa na manhã desta 4ª feira (9.dez.2020). A aproximação de Arthur Lira com o governo ao longo de 2020 e o fato de ser o candidato favorito de Jair Bolsonaro não impede que uma parte dos deputados da sigla defenda que se converse com ele.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) é um dos que defende diálogo com Lira. Ele argumenta que se trata do único candidato estabelecido até o momento. Rodrigo Maia ainda não escolheu quem apoiar na disputa.

Delgado também afirmou que os postulantes ao cargo ligados a Maia também têm proximidade ou pertencem a partidos com afinidade com o Executivo. “Todos são governo”, declarou o deputado. No momento, 5 nomes disputam a bênção de Rodrigo Maia:

A oposição deverá ser decisiva na escolha do novo presidente da Casa, marcada para fevereiro. A divisão na bancada, e a chance de conseguir seu apoio, é o motivo para tanto assédio dos principais atores desse processo.

A distância do governo é algo que preocupa a cúpula do partido. Carlos Siqueira disse ao Poder360/Drive não ter fechado apoio com Maia ou Lira. O candidato ideal, segundo o presidente da sigla, tem as seguintes características:

  • independência do Executivo;
  • respeito às minorias entre congressistas;
  • diálogo com o centro e a esquerda.

Deputados que são contra cogitar apoiar Arthur Lira dizem que é importante para a oposição proporcionar uma derrota a Jair Bolsonaro na eleição. Por isso, seria impensável votar no candidato favorito do presidente da República. Aguardam impacientes a definição do candidato de Maia.