Depois da grande repercussão de suposto convite do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) para o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) ingressar no DEM com tapete vermelho, o parlamentar optou hoje (10) por amenizar o impacto da pressão palaciana e do mercado político que ficou alvoraço.

A FOLHAES divulgou que Paulo Hartung estava sendo sondado pelo MDB via o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, em diálogo que aconteceu recentemente. Em seguida, ontem, o portal ESHOJE noticiou que Ferraço havia convidado PH para entrar no DEM, com riquezas de detalhes.

A verdade, com a declaração do parlamentar de que não convidou o ex-governador numa nota no jornal A Tribuna, com a implícita frase: "não convidei, mas as portas não estão fechadas", traduzida quer dizer não somos mais inimigos e as portas estão abertas. Ou seja, Ferraço dourou a pílula, porque o impacto foi além do calculado.

Como ele estava em fogo baixo no processo eleitoral, essa sacada trouxe o velho lobo ao centro das atenções. O que ele não diz costuma ser mais importante do que ele explicita. A verdade que Ferraço iniciou, oficialmente, o jogo eleitoral de 2022 com paralelismo, tática que lhe é peculiar.

Alguns sinais são evidentes: a deputado federal Norma Ayub (DEM) tem postado nas suas redes sociais ela ao lado do ex-governador com legendas afáveis de conquistas de quando era prefeita de Itapemirim e Hartung o Chefe do Executivo.

Outro fator curioso era a costura do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, antes de ser traído pelo ACM Neto, para o ingresso do apresentador Luciano Hulk no DEM, avalizado por Hartung. Pode ser que , agora, não aconteça mais com a possível saída de Maia do partido.

Em síntese: No MDB ou no DEM, Hartung está se movimentando e entende bem o jogo de retórica.