Não passou desapercebido pelos leitores e formadores de opinião o release oficial do Governo do Espírito publicado no dia 11 em dezenas de sites, sobre suposta economia de R$ 39 milhões em contratos corporativos entre 2019 e 2020 sob a coordenação do secretário de Governo Tyago Hoffmann. A mesma fotografia e o mesmo texto foram divulgados por sites, a maioria recém criados.

Sobre a tal economia virou motivo de chacota e escárnio, porque somente numa licitação sobre serviços de TI no Detran-ES, em carta marcada anunciada com antecedência pela FOLHADOES dias antes de acontecer o pregão eletrônico, o Estado deixou o princípio de economicidade para aceitar proposta da segunda coloca com R$ 20 milhões acima da vencedora. O caso deverá ir à justiça.


Escândalo: FOLHAES previu quem ganharia esquema de licitação do DETRAN-ES

Deputado e vereador de Vitória querem informações sobre licitação suspeita do Detran-ES

Empresa que não participou da licitação fez "denúncia" que beneficiou o 2º colocado

Escândalo: FOLHAES previu quem ganharia esquema de licitação do DETRAN-ES


 

No comunicado oficial em formato de matéria, o mesmo modus operandi utilizado pela Secretaria Estadual de Comunicação, a mando do secretário de Governo para atacar desafetos em modelo de milícia digital, na adversidade de momento busca resgatar  e proteger a imagem chamuscada do Secretário com indícios de improbidade do coordenador de licitações de grande monta do Governo.

O mais curioso do release é ressaltar que o coordenador é o secretário de Governo e que tem como membro destaque a procuradora-geral, Luciana Andrade, a mesma que requisitou inquérito policial contra a FOLHADOES que este ano comemora 31 anos de serviços prestados aos capixabas, a mesma que arquivou quase sumariamente todas as denúncias assinadas pelo portal de notícias contra agentes públicos do Governo do PSB por indícios de improbidade e fraudes. O objetivo do inquérito é descobrir as fontes de jornalistas e fechar o jornal.

Praticamente, esse release revela uma ação entre amigos a tal Comissão de Melhoria da Eficiência e Racionalização do Gastos Públicos (CMERGP) que diz ter economizado tantos milhões sem considerar o triplo ou mais de desperdício com práticas não republicanas, como denunciadas pelo deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) e outros deputados atacados e perseguidos pelo Governo e parte do Ministério Público por serem vozes antagônicas. 

Os sites publicaram ipsis litteris do material fornecido pela Secretaria de Comunicação do Governo do PSB, constituindo-se uma vergonha ao jornalismo capixaba. O relatório e seus dados pretendem mostrar um governo socialista eficiente em combater corrupção e eficaz em economizar o dinheiro do contribuinte. Factoide. Cortina de fumaça.