Na sexta-feira, o governador Renato Casagrande (PSB), que recentemente se lançou pré-candidato a presidente da República para 2022, não conteve a narrativa de estabilidade no sistema de Saúde ao anunciar restrições em 17 municípios do Estado em faixa vermelha e os demais em faixa moderada. Ele evitou a palavra "lockdown" e "fique em casa", mas anunciou restrições sem fazer muitas especificações dos setores.

O mesmo fez o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Victor Coelho, do mesmo partido, cujo município está na faixa vermelha. Pediu prevenção aos cachoeirenses e evitou alarmismo por conta da cobrança da sociedade que não tem sido muito tolerante com a falta de competência no tratamento e combate ao Covid-19, principalmente não recomentando o tratamento precoce que virou polêmica e divisão de opiniões entre médicos e cientistas.



A politização em relação ao vírus nos discurso está clara para a população. Os capixabas não esqueceram que o governador trouxe para o ES a cepa do Covid com mutação mais letal.


 

O QUE MUDA NA FAIXA VERMELHA

Escolas: Todas as atividades de ensino presenciais, das redes pública e privada estão suspensas.

Comércio e shoppings: O funcionamento de estabelecimentos comerciais, galerias, shoppings, polo de lojas está permitido de segunda à sexta-feira até as 20h, e aos sábados até as 16h.

Restaurantes, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem abrir de segunda à sexta até as 16h. Mas o consumo presencial de bebidas alcóolicas nas distribuidoras e conveniências está proibido

Bares: Fica proibido o funcionamento de bares enquanto o município estiver em risco alto.

Academias: Estão vedadas atividades em grupo, como as aeróbicas. Também será obrigatória a limitação de alunos. Espaços com área igual ou superior a 75m² devem respeitar o limite de até 5 alunos por horário de agendamento.