O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Erick Musso (Republicanos) fez um post na sua conta oficial do Twitter que aguardaria uma explicação do Governo do ES sobre a operação Volátil da Polícia Federal que investiga a compra superfaturada e com indícios de fraudes de álcool em gel pelo secretário Nésio Fernandes. Adiantou que debateria o tema com os deputados estaduais esta semana.

Existem vários fatos determinados para abrir Uma Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI), do escândalo do Pen Drive sobre fraude no cerco eletrônico do Detran-ES, passando pela Saúde, e chegando até ao DER-ES em que o Ministério Público pediu o afastamento do seu diretor-presidente e bloqueio de bens. Todos casos notórios de indícios de milhões desviados do erário.

Entretanto, muito difícil acreditar na abertura de uma CPI que tem poder de polícia. Entretanto, a convocação do secretário estadual da Saúde é factível, mais crível de acontecer. O requerimento da convocação tramita na Assembleia e será apreciado esta semana pelos parlamentares. O chamamento de Nésio seria como um tipo de "perde os anéis" do que "perder as mãos" na relação com o Governo do Estado pela maioria governista.