A audiência pública anunciada pelo vereador Diogo Lube (PP), na Legislatura passada mais independente no PDT, nada mais é do que uma cortina de fumaça para oportunizar tempo e manobras do prefeito Victor Coelho (PSB). Objetiva, ainda, impedir ou desconstruir o pedido de Comissão Especial de Inquérito de autoria do vereador Ary Correa (Patriotas) que tem como fato determinado a suspeita de irregularidade da prestação de serviços da empresa SQL no valor de R$11 milhões para revisar o cadastramento imobiliário do Município.

A maioria dos vereadores estão na mira crítica da sociedade cachoeirense por causa desse jogo ou manobra sem efetividade nos resultados, até porque o Legislativo não tem poder para revogar ou versar sobre matéria financeira e tributária. Somente o prefeito pode, se pressionado ou sensibilizado, manter o IPTU de 2020 em vigor em 2021 sem alteração. A CEI do vereador Ary Correa, independente da decisão que será anunciada por Victor Coelho, almeja saber sobre o destino dos R$ 11 milhões e sua compatibilidade com o serviço supostamente realizado.

Ary Correa chegou a pedir perdão ao povo cachoeirense por ter declarado dias antes que o Poder Legislativo não era mais puxadinho do Executivo. "Errei feio. Pensei que a Câmara fosse mais independente, mas depois de nem lerem o requerimento da CEI por interveniência do prefeito que pediu tempo, justamente, até sexta-feira, quando acontecerá a audiência, tenho de confessar que o Legislativo continua uma extensão da vontade do prefeito, infelizmente". 

“Eu errei. Peço perdão, a Câmara continua sendo um puxadinho do Executivo de Cachoeiro”, diz Ary Corrêa

O PSD protocolou denúncia na Câmara, com dossiê, detalhando as suspeitas sobre a empresa que prestou esse serviço milionário, além de apresenta a ação ao Tribunal de Contas.

Os contribuintes estão estarrecidos com o comportamento da maioria dos vereadores ao se valerem de demagogia em detrimento de ações e instrumentos como a CEI para revelar a verdade por trás do aumento abusivo do IPTU em Cachoeiro de Itapemirim. Ary Correa ficou sozinho na sessão de ontem, 15, sem apoio dos colegas para abrir a caixa de pandora em relação a esse serviço milionário contratado sem licitação.