As articulações estão aceleradas nos bastidores paras as eleições com vistas ao Palácio Anchieta. O ex-governador Paulo Hartung (sem partido) e o ex-prefeito da Serra, Barcelos Audifax (REDE) estão em conversações recorrentes sobre a sucessão estadual. O objetivo em pauta é construir um movimento moderno para recolocar o Espírito Santo na agenda nacional positivista em todas as áreas do setor econômico e sociocultural. 

Os dois apresentam-se desprovidos de vaidades sobre as posições de cada no tabuleiro político. Tanto que a inclusão do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB) faz parte deste projeto de resgatar o Espírito Santo para ouro patamar, acima do posto pela governança sem transparência e egocêntrica do PSB na pessoa do governador Renato Casagrande. A gestão patina nos debates ambientais e piorou a qualidade de vida dos capixabas.

A dobradinha de Hartung com Audifax pode se desdobrar numa aliança de vice e versa. Bem como a inserção de Guerino e outros da mesma estatura  podem constituir uma nova alternativa para os eleitores fora da polarização entre bolsonaristas e petistas como se constrói em nível nacional. O ex-governador tem incentivado o ex-prefeito puxar o movimento como pré-candidato e trabalhando para a sua viabilização diante dos eleitores que almejam um contraditório com o governo socialista em vigência.