O ministro da Educação, Milton Ribeiro, vem olhar de perto o projeto desenvolvimentista do Município de Presidente Kennedy, lançando a pedra fundamental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Presidente Kennedy, amanhã, às 16h.

Com um novo tempo estabelecido pela governança do prefeito Dorley Fontão (PSD), a cidade tem a maior renda per capita nacional, 17 vezes maior que a média nacional (R$ 33.593,82) e corresponde a R$ 583.171,85 por habitante. 

A gestão do do prefeito que tem sua origem nas lavouras e sua equipe qualificada, encerrando um ciclo de imoralidade com o dinheiro público de gestões anteriores, o Chefe do Executivo já coloca em prática a visão da construção de uma nova Kennedy-ES.

As obras não param em Kennedy com o prefeito Dorley Fontão

A vinda do ministro da Educação, com certeza, será uma de muitos ministros e autoridades federais e estudais para construção de uma cidade modelo a partir do epicentro do progresso iminente do Porto Central que ligará a cidade com o Brasil e o mundo.

O Porto Central visa criar uma nova perspectiva portuária, com um ambiente atrativo para a indústria, comércio e serviços, a fim de se tornar um porto de classe mundial único no Brasil.

Um dos aliados fundamentais de desse projeto de uma Nova Kenney é o deputado federal Neucimar Fraga (PSB) que tem sido a ponte entre a cidade e o Governo Federal e e parceria efetiva com o Governo Estadual.

Com a visão universalista do prefeito, a vinda do ministro Milton Ribeiro tem importância estratégica para o movimento desenvolvimentista da cidade no preparo da nova geração kennedense para compor a integração no projeto sócio, econômico e cultura , fixando as melhores cabeças pensantes em torna de sua origem, hoje, ainda, refugiando-se em outros centro por falta de opções  agora criadas.

O evento também contará com a presença do Reitor do Ifes, Jadir José Pela e do Secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant’Ana, além de autoridades.

A escolha do local para a construção do Ifes é estratégica já que estão previstos investimentos vultuosos nesta área do município, decorrentes da construção do Porto Central.

As obras estruturantes de saneamento e asfaltamento já tão contorno de uma Kennedy moderna e planejada

História

A trajetória histórica da localidade remonta ao ano 1581, quando, vindo do Rio de Janeiro, o padre José de Anchieta construiu uma igreja de madeira na Planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana. Até então, a região era habitada por índios Puris e Botocudos.


Anchieta instalou ainda residência, oficinas, enfermaria, horto, pomar, criadouro de peixe, casa de farinha e usina de açúcar. Mais de um século depois, outro jesuíta, padre André de Almeida, instituiu nas imediações da igreja a Fazenda Muribeca, legalizada em 1702.


A propriedade tinha 9 léguas e meia de frente por 8 léguas e meia de fundo e foi uma das maiores fazendas pecuárias do Brasil, abrangendo sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, até a região de Campos.


Igreja das Neves foi construída em meados do século XVII onde havia a igreja de madeira. Por volta de 1694, com ajuda de índios catequizados e escravos, o novo templo foi erguido. A imagem de Nossa Senhora das Neves veio de Portugal em 1750.


O município se chamaria Batalha, mas com o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, fato que abalou o mundo, o deputado estadual Adalberto Simão Nader tomou a iniciativa de sugerir que se homenageasse o político que criou a “Aliança para o Progresso”, programa de ajuda aos países do 3º Mundo.

Formação Administrativa

Distrito criado com de Barra do Itabapoana, pela Lei Provincial n.º 3, de 07-07-1853, subordinado ao município de Itapemirim.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Barra do Itabapoana figura no município de Itapemirim.


Pelo Decreto-lei Estadual n.º 15.177, de 31-12-1943, o distrito está grafado Barra do Itabapoana.


No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Barra do Itabapoana figura no município de Itapemirim.


Pela Lei Estadual n.º 265, de 22-10-1949, o distrito de Barra do Itabapoana, passou a denominar-se Batalha.


Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Batalha figura no município e Itapemirim.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.


Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Kennedy, pela Lei Estadual n.º 1.918, de 30-12-1963, desmembrado de Itapemirim. Sede no atual distrito de Presidente Kennedy (ex-Batalha). Constituído do distrito sede. Instalado em 04-04-1964.
Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído de distrito sede.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.

Hoje, Kennedy se prepara para dar um salto de empreendedorismo em prol da qualidade de vida de conquistas que ficarão para toda sua história para orgulho de sua gente.