A Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim-ES vem se apresentando como uma das piores da história do Município. Com raras e mínimas exceções (redundância proposital), a Casa de Lei é inútil porque não cumpre seu papel precípuo e constitucional e, ainda, envergonha s contribuintes com show de horrores. 

Rendida ao Executivo liderado pelo prefeito Victor Coelho (PSB) através de fisiologismo crônico, tudo pode acontecer de errado e a Casa "fiscalizadora" fica inerte. Dias desses, o vereador líder do Governo meteu a mão em um colega de relativa oposição. O decoro parlamentar passa longe quando se exige punição proporcional. Ambos foram punidos com censura, o agressor e o agredido.

Na novela do aumento IPTU sem transparência, ameaçaram abrir uma CEI (Comissão Especial de Inquérito); inventaram uma frente parlamentar e, no final, nada aconteceu do previsto e induzido pelo Chefe do Executivo. A conta vai chegar com usurpação em 2022 junto com a taxa de lixo. Não passou muito tempo do tema assinalado, um vereador interceptou um caminhão com 150 sacos de cimentos desviados da Prefeitura no Município vizinho de Presidente Kennedy. A população já sabe em que isto vai dar: nada.

Se o Legislativo cachoeirense não existisse, nenhuma falta faria aos contribuintes, antes pelo contrário, seria uma grande economia pela sua existência obsoleta.