O ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD), renunciou ao mandato do Município que mais cresceu nas últimas décadas no Espírito Santo. Sua inserção no processo eleitoral - foi o último a entrar na pré-campanha - alterou o curso previsível da campanha, atropelando o politicamente correto, aplicando um discurso inovador com linguagem simples e propositiva a partir de críticas ao modelo gestão atual do PSB, fisiologista e com práticas retrógadas do "obrismo" desconexas com a realidade do capixaba.

Em três semanas, Guerino Zanon sedimentou discurso reto,, sem curvas moderno, em linha de conexão com o eleitor de todas as classes. A cada crítica específica é assertiva que provoca uma invertida de linguagem, levando o seu ouvinte a compreender nitidamente sua posição de fazer o contrário da governança em curso. Logo, no senso critico ele comunica quais são suas bandeiras e plataformas de ajustes ao ideal com visível honestidade de propósito e transparência e destemor. 

CONQUISTADOR

Não se menospreza um politico dessa estatura, conquistador. Ninguém governa uma cidade com desenvoltura, vencendo cinco mandatos, transformando sua aldeia numa referência para os demais 77 núcleos integrados. Linhares, indubitavelmente, pode ser classificada como o melhor laboratório em funcionalidade e eficiência, desenvolvimentista, e acelerada com recursos próprios, mesmo com desdenho do Governo Estadual. É orgulho do Norte; admirada no Centro; e inspiração do Sul. 

Pois é, o "Bigode", como é conhecido nos bastidores políticos, não entrou na disputa para ser mais um aspirante à sucessão do Palácio Anchieta. Fala em interiorização da Saúde. e setores de anseios básicos. É contra o Fundo Soberano como poupança em detrimento das mazelas socias do Estado, com necessidade prementes. Não se esconde de nenhuma tema e com facilidade discorre sobre qualquer um. Já foi chutando o balde da esquerda extremista. Declara vota e apoia Bolsonaro sem ser bolsonarista. Atribui ao Lula o retrocesso do Brasil com sua roubalheira.

Sim, suas propostas estão nas criticas. Incrível essa capacidade de se fazer entender pelo avesso. Guerino, a cada estocada linguística, está se compromissando a fazer ao contrário. Simples assim! Não se assusta com latidos de adversários, seja do mandante ou dos chacais. Com seu portifólio debaixo dos braços, ele se apresenta: "sou de Linhares, muito prazer!" E tem recebido reconhecimento interativo do aperto de mão do capixaba que deseja um Espírito Santo que pode mais.

Linhares pela descrição formal na internet é destaque mundial por suas lagoas e rios. Além de ser a cidade que mais possui lagoas da América Latina, ainda possui a maior do Brasil, a Lagoa Juparanã. Também está localizada no município a lagoa mais profunda, de Palmas.

Não adianta nenhum personagem lembrar da prisão dele por suposta fraude tributária junto com outros prefeitos. O interpelador vai passar vergonha na invertida que sofrerá sobre essa experiência e as motivações. Ele vai explicar. Anseia por isso, inclusive! Só recorrer à campanha em que venceu em Linhares pela quinta vez, em 2020. Deixou adversário humilhado por tentar humilhar.

Guerino Luiz Zanon chegou causando. O governador está preocupado? Qualquer um estaria. O ex-prefeito é um "player" no jogo diferenciado, um craque que antever a jogada e se antecipa a ela. Se os demais se apresentarem medianos, ele vai furar a linha de defesa e fazer o gol. Uma metáfora futebolística para encerrar!