Folha do ES
Qui, 1 de Dez

Home     Política


Zelensky questiona papel da ONU na guerra: 'onde está a paz?'

Zelensky questiona papel da ONU na guerra: 'onde está a paz?'

Presidente da Ucrânia falou sobre as mortes de civis em Bucha e pediu que a ONU responsabilize a Rússia

  Por Julia Mothé

  05.abril.2022 às 22:39

Nesta terça-feira (5), em discurso ao Conselho de Segurança, o presidente da Ucrânia Volodyrmyr Zelensky questionou papel da ONU (Organização das Nações Unidas) no combate à guerra que atinge o país.

O mandatário ucraniano perguntou “onde está a paz” que o conselho “deve manter”.

“Onde está o Conselho de Segurança? Ele precisa assumir suas garantias. Embora haja um Conselho de Segurança, onde estão as garantias que a ONU precisam dar?” , disse.

Durante sua fala, Zelensky perguntou aos membros do Conselho se eles acreditam que o direito internacional acabou e, com isso, se pensam que estão preparados “para fechar a ONU”. Ele acrescentou: “Se sua resposta for não, então vocês precisam agir imediatamente”.

O mandatário ainda disse que as principais instituições no mundo que deveriam garantir a punição de um agressor não trazem resoluções “efetivas”.

De acordo com Zelensky, a ONU mostra dificuldades na tomada de ação sobre o conflito e contra a Rússia. Isso porque o país tem um assento permanente na organização e, com isso, possui poder de veto.

O presidente pediu uma representação justa de todas as regiões do mundo no Conselho, na esperança de que isso possa trazer a paz e eliminar a guerra no mundo.


Fonte: IG Nacional

Comentários Facebook


Enquete


Você acredita que o Brasil será campeão do mundo no Catar?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.