A oncologista e imunologista, Nise Yamaguchi, que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro logo depois da demissão de Nelso Teich doMinistério da Saúde nesta sexta-feira, dia 15, ganhou destaque no governo por sua defesa do uso da hidroxicloroquina contra o coronavírus. O fármaco, usado no tratamento da malária e do lúpus, tem sido testado em pacientes com a COVID-19. No entanto, até o momento, nenhum medicamento tem eficácia comprovada contra a doença.

 

Em recente entrevista ao canal CNN, ela defendeu o tratamento com hidroxicloroquina e disse ser favorável ao distanciamento social.

 

Yamaguchi é médica do hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em outras entrevistas, recomendou o uso da hidroxicloroquina associada ao zinco e à azitromicina, um antibiótico indicado em infecções respiratórias. “[Os médicos] têm obrigação de usar, mesmo de forma preliminar, com o maior controle possível, as medicações que estão disponíveis”, disse Yamaguchi.

 

A médica também afirmou que a medicação é mais efetiva quando usada no início da infecção.

 

Ela também é defensora do chamado isolamento vertical, em que só os indivíduos nos grupos de risco da doença se resguardariam. A estratégia é apoiada por Bolsonaro, mas vai contra o isolamento amplo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e adotado na maioria dos estados brasileiros.