Quando falamos sobre os efeitos colaterais da quimioterapia, uma das primeiras associações é em relação à queda de cabelo.

 

A paciente Bruna Faleiros, portadora de um câncer de mama, foi uma das que utilizou o acessório durante todo o tratamento quimioterápico e relata como isso a ajudou a manter a autoestima.

 

“Estava há seis meses fazendo químio e conseguimos manter o cabelo. Cheguei a fazer orçamentos de perucas, porque não tinha certeza se daria certo ou não. As pessoas de fora tendem a dizer: ‘olha, o cabelo é a última coisa que você tem que se preocupar’, mas não é assim. O fato de o cabelo não ter caído foi muito importante. Não parece que estamos doentes, sabe?”.

 

 

A touca deve ser armazenada em temperaturas bem baixas (-20ºC, -30ºC), é necessário um freezer especial para guardá-la. Quando o paciente coloca a touca, os vasos sanguíneos da região da cabeça se contraem. Com espaços mais estreitos, o fluxo de sangue diminui na região e a quantidade de medicação que chega até a raiz do cabelo é menor. A taxa de sucesso varia entre 60% a 100%.

 

Em linfomas, leucemias e outros cânceres hematológicos, evita-se usar, pois são doenças da corrente sanguínea. Por tanto não se pode fazer a constrição dos vasos. A touca pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres. Vale ressaltar que não é só para o câncer de mama, mas para outros tipos de tumor também.

 

Questione seu oncologista sobre a possibilidade e cobre os centros de tratamento se eles não possuírem, porque não adianta o paciente comprar a touca. O hospital tem que ter, por conta da refrigeração especial. A equipe de enfermagem também tem que ter um treinamento especial.