Confira o resultado da enquete feita pelo Jornal Folha do ES: 

Enquete realizada através do Portal Folha do ES

 

Entenda como foram feitos os estudos comprovando a eficácia da ivermectina no tratamento da Covid-19: 

Estudo internacional de caso-controle avaliou a eficácia do uso de ivermectina em pacientes contaminados com a Covid-19. No estudo foram analisadas a sobrevivência e mortalidade de pacientes com Covid-19 confirmado por exame de PCR-RT e que tenham usado ivermectina foram coletados eletronicamente. 

Cada caso foi comparado entre os que usaram a medicação, comparando as semelhanças entre gravidade, idade, sexo, presença de comorbidade e uso de outras mediações e os que usaram apenas de medidas de controle.  

Foram estudados 704 pacientes que fizeram o uso de ivermectina em 169 hospitais de três continentes e 704 controles. A dose de ivermectina usada foi em média de 150mcg/kg.  

A taxa de mortalidade foi menor no grupo que recebeu ivermectina.  

Os responsáveis pela pesquisa destacam que esses resultados colocam o medicamento em questão como agente potencial no tratamento da Covid-19, inclusive em pacientes em uso de ventilação mecânica. Porém, é preciso lembrar que se trata de um estudo observacional e que, como tal, não é adequado para estabelecer relação de causa e efeito.