O Governo do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20/5), os primeiros casos de Covid-19 provocados pela variante indiana do novo coronavírus no estado e no Brasil.

De acordo com o secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, a variante B.1.617 foi encontrada em seis amostras de testes realizados na tripulação que estava a bordo do navio MV Shandong Zhi, atracado no litoral do Maranhão. 

A suspeita surgiu a partir do caso de um homem de 54 anos que relatou os primeiros sintomas da Covid-19 em 4 de maio. Com a evolução do quadro, o paciente precisou ser encaminhado de helicóptero para um hospital da rede privada em São Luís na última sexta-feira (13/5).

Também foram realizados exames em indivíduos com quem ele teve contato próximo e, a partir daí, foi possível detectar a variante em outros cinco integrantes da tripulação. As pessoas que estão navio se encontram isoladas, sem permissão de desembarque no Brasil.

As amostras do vírus foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas, onde foram submetidas ao sequenciamento genômico e confirmou-se que eram da variante indiana.

A B.1.617 é apontada como uma variante de preocupação global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por características que indicam alta transmissibilidade.