A partir deste sábado (22), as festas carnavalescas começam a se espalhar por diversas cidades capixabas. Com isso, algumas instituições de saúde administradas pela Secretaria da Saúde (Sesa) sofrerão mudanças nos atendimentos.

 

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, irá funcionar todos os dias de folia em horário normal. Já os hemocentros regionais de Colatina, Linhares e São Mateus abrem até esta sexta-feira (21) e retomam os atendimentos na próxima quinta-feira (27).

 

Os serviços da Sesa que atendem por agendamento ou que não realizam serviços de urgência e emergência também funcionarão até esta sexta-feira (21) e retomarão o atendimento na quinta (27).

 

São eles: Farmácias Cidadãs Estaduais (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Aracruz e Guaçuí); Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha; e os Centros Regionais de Especialidades (CREs) de Cariacica, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

 

Serviços de urgência e emergência que mantêm o atendimento durante o Carnaval

 

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

- Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES): Tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

- Hospitais com pronto-socorro 24 horas por dia:

- Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória;

- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha;

- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra;

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;

- Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;

- Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;

- Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;

- Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina;

- Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu;

- Hospital Estadual São José do Calçado;

- Hospital Estadual Jerônimo Monteiro;

- Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco;

- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.