O Espírito Santo tem 120 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta quarta-feira (01). A informação do caso do paciente do Rio de Janeiro que possui empresa em território capixaba e procurou o serviço de saúde local ao apresentar os sintomas e teve a testagem positiva, foi repassada ao seu estado de origem pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria da Saúde (Sesa) e, a partir de hoje, deixa de ser contabilizado no Espírito Santo.

 

 

Na noite desta terça-feira (31), a Sesa foi contactada pelo município de Alto Rio Novo, que não reconheceu a notificação de um caso confirmado da Covid-19 no boletim epidemiológico número 33. Imediatamente a Sesa iniciou a apuração dos fatos e concluiu que houve um equívoco por parte de um hospital particular da Grande Vitória que realizou o atendimento e notificou o Lacen com a amostra.

O hospital reconheceu que se tratava de pacientes homônimos, o que gerou o erro por parte do profissional do próprio hospital no momento da transferência dos dados para o sistema.

A Sesa lamenta o ocorrido e informa que já está tomando todas as providências necessárias. O boletim será alterado com a correção da notificação que se trata de paciente do município de Serra.

O Espírito Santo já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação.

Dos casos confirmados, 13 pacientes já estão curados, 88 estão em isolamento residencial e 19 estão internados, sendo nove em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Sesa informa que não há registro de óbitos por Covid-19 em território capixaba, e que nenhum sepultamento ocorreu como indeterminado considerando-se essa doença. Esclarece que um óbito está em investigação para determinação da causa.