Continua proibida a utilização dos equipamentos públicos de esporte e lazer de Cachoeiro. A medida, que foi adotada em várias cidades do país, para conter a propagação do novo coronavírus, é uma recomendação dos órgãos sanitários.

 

A determinação foi estabelecida por decreto municipal, no último dia (23). A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) fez o isolamento de parques, praças, quadras, ginásios, campos e demais espaços públicos de uso comum, cercados ou não, destinados à prática de atividades esportivas.

Além disso, equipes da secretaria têm percorrido os espaços regularmente para verificar se a medida protetiva está sendo respeitada pelos moradores. Em alguns locais, foi necessário reforçar o fechamento nesta semana.

Na cidade, esse trabalho precisou ser feito nos bairros Bela Vista, Basileia e Baiminas. No interior, nos distritos de Soturno, Itaoca e Pacotuba.

Além do uso de fitas de isolamento, em alguns espaços foram utilizados correntes e cadeados, que chegaram a ser violados. A Semesp ressalta que quem desacata a proibição de uso dos espaços esportivos está sujeito a responder, criminalmente, por desobediência.

"Nós sempre incentivamos a integração social e a qualidade de vida por meio do esporte e da prática de exercícios físicos, e continuamos a incentivar, agora, ainda mais. Porém, de um jeito novo: em casa. É um momento em que todos precisam se conscientizar da necessidade do distanciamento social. Evitar os espaços públicos de lazer é evitar aglomerações de pessoas e buscar maior proteção para a saúde de todos", frisa a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

 

Reforço nas orientações

A Prefeitura de Cachoeiro também tem reforçado as orientações para que a população evite aglomerações e permaneça em casa. Carros de som percorrem o município intensificando as recomendações de isolamento social.

Os moradores podem denunciar que não cumprem as restrições por meio da Ouvidoria Geral do Município, pelos seguintes canais:

Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral) e telefone 156 (segunda a sexta, das 9h às 18h).