A Unimed Sul Capixaba colocou em funcionamento o seu novo hospital, no bairro União, em Cachoeiro de Itapemirim, desde o dia 30 de março. O Hospital contou com um investimento de R$ 100 milhões, e a unidade oferece atendimento aos mais de 100 mil clientes Unimed no Sul do Espírito Santo, além de pacientes particulares.

O novo Hospital Unimed, voltado para cirurgias e procedimentos eletivos de média e alta complexidade, possui 130 leitos, sendo 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de Centro Cirúrgico com dez salas e unidade de hemodinâmica, Centro de Terapia Intensiva (CTI - individuais), serviços de Oncologia e Cardiologia e Centro de Diagnóstico por Imagem. Tanto os leitos quanto os serviços complementares serão colocados para funcionar de forma gradual, de acordo com planejamento e demanda dos clientes.

“Sabemos da importância de colocarmos o novo hospital em funcionamento, principalmente para aumentar a oferta de leitos na região. A unidade possui os equipamentos, as técnicas e os mecanismos de gestão mais modernos aplicados à área da saúde, oferecendo um atendimento que não perde em nada para os grandes centros de saúde do País”, afirma o presidente da Unimed Sul Capixaba, doutor Leandro Baptista.

O novo Hospital Unimed tem 12.555 metros quadrados de área construída, quatro entradas de acesso independentes e mais de 400 vagas de estacionamento. Conta, ainda, com três elevadores e projeto de urbanização e jardinagem. A preservação dos recursos naturais foi algo levado em conta na estrutura do projeto. Possui sistemas de captação de água da chuva e de ares-condicionados, de tratamento de resíduos e de captação de energia solar.

Para facilitar o acesso dos clientes e de funcionários à unidade, a Unimed Sul Capixaba, juntamente com o Consórcio NovoTrans, viabilizou a implantação de duas novas linhas de ônibus – Centro e Rui Pinto Bandeira e Hospital Unimed, que já começaram a funcionar no dia 2 de março. 

Tecnologia de ponta e conceito de Hospital Inteligente

Projetada na concepção de Hospital Inteligente, a nova unidade é totalmente digitalizada e integrada por meio de tecnologia, estando interligada à sede da Unimed Sul Capixaba por meio de fibra óptica, o que facilita a comunicação entre as equipes e oferece respostas mais rápidas, eficientes e seguras no atendimento ao cliente. Outras novidades são a enfermagem digital, com controle de tempo de atendimento e autorização, e o acesso nos setores por reconhecimento facial, com um sistema de monitoramento que ocorre 24 horas, proporcionando mais segurança a todos que transitarem pelos ambientes.

O Centro Cirúrgico possui ambientes de grande, médio e pequeno porte, inclusive uma sala de cirurgia inteligente, com capacidade para vídeo transmissão e acompanhamento. No local, será possível realizar cirurgias de alta complexidade, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca, hemodinâmica e novos procedimentos, como transplante renal.

Para preparar os profissionais que começam a atuar na unidade, a Unimed Sul Capixaba realizou treinamentos conduzidos pelos líderes do hospital, garantindo que o atendimento prestado aos clientes esteja em harmonia com o propósito, a estratégia, a cultura organizacional e o Jeito de Cuidar Unimed. Ao todo, são cerca de 600 profissionais de diversas áreas, sendo 144 deles contratados para reforçar a equipe assistencial.

Unidade no bairro Gilberto Machado

Com a abertura do novo Hospital Unimed, a Unidade do Bairro Gilberto Machado foi remodelada e passa a funcionar como Maternidade, Pronto-socorro e Pronto Atendimento, facilitando a assistência a gestantes e clientes em situações de urgência e emergência. O local ainda terá a unidade da Unimed Diagnóstico ampliada, com a oferta de novos exames.

O diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, doutor Gediel Teixeira, destaca que tanto o novo hospital quanto o do bairro Gilberto Machado atenderão clientes Unimed e particular, além de diferentes convênios. Os serviços do Hospital Dia, oferecidos no Edifício Med, também serão transferidos para o novo Hospital Unimed. Doutor Gediel ressalta, ainda, que esse é um momento de grandes mudanças, em que a Unimed Sul Capixaba reitera o seu compromisso em oferecer saúde com qualidade, segurança e empatia para a região Sul do Estado, trazendo o cuidado em cada detalhe.

"Estamos oferecendo mais qualidade em saúde e a melhor experiência em todos os níveis de atenção, oportunidade de trabalho para médicos e outros profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que mantemos o crescimento sustentável da cooperativa. Esta gestão empreendedora mostra-se ainda mais significativa na conjuntura atual da saúde mundial. Nesse momento, o Sistema Cooperativo apresenta a sua força, e nós, como cooperativa de saúde no Sul do Estado, temos nossos olhos voltados para a saúde da população", finaliza.


No dia 31 de março, um dia após o início das atividades no novo Hospital da Unimed Sul Capixaba, foi realizada a primeira cirurgia de Urgência. À frente da equipe médica, o cirurgião, Dr. Gediel Teixeira Xavier, Diretor de Recursos Próprios, e equipe, da qual também fazem parte o Dr. Alcides Barata, cirurgião auxiliar nesta cirurgia, e Dr. Adail Edmundo Lima, anestesista.

O novo hospital conta com o que há de mais moderno em estrutura hospitalar e está pronto para atender clientes Unimed, convênios e particulares.