Após a confirmação da morte por Covid-19 de uma idosa de 80 anos que estava em uma casa de repouso em Vitória, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) testou e confirmou que outras 22 pessoas da instituição também contraíram o vírus, sendo 18 idosos e quatro funcionários.

 

A morte da idosa foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde na sexta-feira (3). Depois disso, amostras foram coletadas nos idosos e funcionários da casa de repouso. Em menos de 24 horas, o laboratório liberou o resultado que confirmava a infecção das 22 pessoas.

 

Três médicos indicados pela Sesa visitaram a instituição e encaminharam um dos idosos para atendimento médico em hospital particular. A maioria dos idosos residentes no local tem plano de saúde.

 

Uma unidade de resposta rápida com integrantes da Sesa, Vigilância Municipal de Vitória e um conjunto de especialistas, foi instituída no domingo (5) para definir ações, monitorar e avaliar os casos.

 

De acordo com a Sesa, o acompanhamento e avaliação dos contaminados será diário. Nesta segunda-feira (6), os familiares foram acolhidos, receberam o resultado dos exames em mãos e foram informados sobre o protocolo e todas as medidas que serão adotadas.