O 13º Mapa de Risco Covid-19 do Espírito Santo vigora de hoje (13) até o domingo (19), com 41 municípios em risco alto e 37 em risco moderado. Novamente, não há nenhum em risco baixo ou extremo.

 

Vinte cidades mudam de classificação nesta semana. Entram em risco alto: Afonso Claudio, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério. Saem do risco alto para o moderado Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Fundão, Guaçuí, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Santa Teresa e Viana.

 

De 13 a 19 de julho, portanto, estão em risco alto: Afonso Claudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério Vila Velha e Vitória.

 

E no grupo de risco moderado estão: Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindemberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Muniz Freire, Mucurici, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta, Viana e Vila Pavão.

 

Nova Matriz de Risco

 

A partir de hoje, 13, entra em vigor a nova Matriz de Risco, que, conforme anunciado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10) pelo governador Renato Casagrande (PSB), passará a refletir o novo comportamento da pandemia no Estado, em que a Grande Vitória apresenta estabilização da curva de contaminações com tendência a recuperação, e o interior segue em aceleração da curva, com cerca de três semanas de "atraso" em relação à região metropolitana.

 

A nova Matriz estabelece uma maior municipalização dos dados e decisões, ao excluir as características de conurbação, de regra limítrofe e de obrigatoriedade de permanência em risco alto por pelo menos 14 dias. 

 

"A decisão de deixar para que cada município de fato tenha sua classificação de risco de acordo com a sua realidade é para responsabilizar cada vez mais o município. De fato dar responsabilidade a cada um deles", explicou Casagrande.

 

Academias, restaurantes e lanchonetes

 

Nos municípios de risco moderado, esses estabelecimentos, que hoje podem abrir as portas de segunda a sexta-feira até às 16h, poderão funcionar até às 18h nesses dias e também aos sábados, até às 16h. Nos municípios de risco alto, o funcionamento é o mesmo de segunda a sexta, mas permanece proibido aos sábados e domingos.

 

Sobre as academias o que muda é que nas cidades de risco moderado não haverá mais limitação de cinco pessoas atendidas por vez, desde que respeitado o distanciamento mínimo já em vigor.