Segundo a Organização Mundial de Saúde, os idosos fazem parte do grupo de risco do coronavírus. Muitos deles vivem coletivamente, em casas de repouso, o que pode aumentar o número de contaminações.

 

Pensando nisso, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) encaminhou Projeto de Lei (PL) 3666/2020 que obriga as instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) a realizarem testes periódicos para a covid-19.

 

A medida prevê que todos que residem e atuam nessas instituições sejam testados para a doença enquanto durar o período de calamidade pública. “O objetivo é prevenir a doença, reduzir a transmissão do vírus e o número de óbitos de idosos”, afirma o parlamentar, que também é médico.

 

Em casos de diagnóstico positivo para a Covid-19, os paciente deverão ser isolados e tratados, conforme orientações e diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde.

 

Covid-19 nos asilos

 

A pandemia do novo coronavírus causou muitas mortes em asilos de todo o país. Segundo dados do Ministério Público Estadual (MPES), apenas no Espírito Santo foram mais de 450 vítimas, somando residentes e trabalhadores.