O município de Vila Velha terá consultórios externos para atendimento de pacientes que procuram as unidades de saúde com síndromes gripais. As estruturas serão montadas nas Unidades de Saúde de Barramares, Ulisses Guimarães, Barra do Jucu, Terra Vermelha e Vila Nova.

 

A assinatura da ordem de serviço pelo prefeito, Max Filho, aconteceu na segunda-feira (13), durante assembleia popular virtual. Com recursos contraídos junto ao Fundo de Desenvolvimento Fonplata (Banco de Desenvolvimento formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai). na ordem de R$ 255 mil, a implementação será realizada pela empresa FKS locações e ficará em atividade por 70 dias.

 

“Neste período de inverno, as pessoas apresentam mais sintomas de síndromes gripais e procuram as unidades de saúde. Esse ambiente hospitalar é um local de alto risco de contaminação pelo Covid-19. A partir do momento que você atende essas pessoas com sintomas de gripe apartados, evita o contágio do vírus”, explicou Max Filho.

 

O representante da empresa, Luiz Alberto Nunes Santana Junior, disse que a implantação já será iniciada o mais rápido possível. “Vamos começar montando as tendas e entrar com o piso, depois os escritórios. Em condições normais, até o final da semana já entregamos para que as atividades comecem na segunda-feira (20). Se nada nos atrapalhar, finalizamos no final de semana”, falou, se referindo, por exemplo, a fatores climáticos que podem interferir no cronograma.

 

O secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, pontuou sobre o funcionamento das unidades de saúde para consultas de especialidades, as quais foram suspensas devido à pandemia do novo Coronavírus. “A previsão dos postos de saúde voltarem ao normal é no mês de agosto, para voltar a ter as consultas chamadas eletivas, consultas especializadas”, frisou.

 

Porém, ele ressaltou que tudo dependerá da diminuição do contágio, que considerou estabilizado, mas ainda alto. “O nosso isolamento social é fundamental para a gente ir abrindo não só o setor público mas também o privado. Lembrando que o índice mínimo adequado é de 55% da população em casa para a gente controlar a disseminação da doença. Precisamos manter esses cuidados”, concluiu.