O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, depois de quase cinco meses, viveu um dia diferente e cheio de esperança. Na manhã desta quinta-feira (30), aconteceu o transplante de múltiplos órgãos de um paciente que estava internado na unidade. Ao todo, coração, fígado, dois rins e as córneas foram captadas e poderão beneficiar seis pacientes que estão na fila de espera por um transplante. 

“Esse é um momento muito delicado. De um lado, temos uma família que perdeu seu ente querido, mas que, ainda assim, se colocou no lugar do outro e consentiu com a doação. Do outro, temos seis pacientes que lutam de alguma forma pela vida e que, graças a esse “sim” familiar poderão recuperar a esperança e hoje ganharam o melhor presente que poderiam imaginar”, garantiu a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, Juliana Tavares. 

A última captação de múltiplos órgãos que aconteceu na unidade foi início do ano, no mês de fevereiro. A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) mudou a rotina e o perfil de atendimento do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. 

Esse paciente apresentava sintomas gripais e cefaleia com início há uma semana, foi trazido pelo SAMU com suspeita da Covid-19. Na unidade, ele passou por exames laboratoriais e de imagem que diagnosticaram um acidente vascular cerebral (AVC), inclusive dois testes PCR em tempo real foram realizados com resultados negativos para o novo Coronavírus. 

“Paciente jovem, sem comorbidades conhecidas, mas que já na primeira tomografia de crânio identificamos uma extensa hemorragia cerebral com importante edema. Um quadro irreversível”, explicou a diretora técnica do Hospital Jayme, Juliana Tavares. 

Diante da situação, a equipe médica caminhou para a abertura do protocolo de morte encefálica. A abordagem familiar foi realizada pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme.

Após a decisão da família, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), foi acionada e mobilizou as equipes para captação dos órgãos.

As cirurgias tiveram início na manhã desta quinta-feira (30), no Centro Cirúrgico do Hospital Jayme Santos Neves e contaram com a participação de um cirurgião cardíaco, uma cirurgiã geral, um cirurgião do aparelho digestivo, um médico residente e uma enfermeira do Centro de Transplantes do Hospital Meridional que, junto da equipe do Hospital Jayme com dois anestesistas, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro concluíram a retirada do coração, fígado e rins. Em seguida, a equipe do Banco de Olhos entrou em sala para fazer a retirada das córneas. 

“Em tempos tão difíceis que vivemos, esse sim familiar vai permitir que seis pacientes tenham uma nova chance. Essa família demonstrou que o amor é o bem maior do ser humano”, concluiu o cirurgião do aparelho digestivo, Paulo Henrique Souza.