O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento no Brasil e no mundo, dada a sua importância. E para uma boa amamentação torna-se muito importante uma boa avaliação por meio do Teste da Linguinha que tem o objetivo de detectar limitações dos movimentos da língua que podem comprometer as funções de sugar (induzindo ao desmame precoce) e falar.

 

"É importante a realização do teste da linguinha nos bebês ainda no hospital para que possamos diagnosticar e indicar tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua", explica a cardiopediatra e coordenadora da Unidade de Terapia intensiva Neonatal (UTIN), Andressa Mussi.

 

O teste é realizado por um profissional capacitado, principalmente, um fonoaudiólogo. Érápido, seguro, indolor e não tem custo, possibilitando detectar precocemente a presença da língua presa, que é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. Ela está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.

 

De acordo com a fonoaudióloga Wania Amorim, os frênulos linguais são classificados de três formas: Normal, duvidoso e curto, sendo o primeiro sem alterações, o segundo pode ser um frênulo um pouco curto, porém sem impactos nas funções, ou aquele que precisará de um acompanhamento ou retorno para re-teste, e o último aquele frênulo que impossibilita muito a mobilidade da ponta da língua.

 

"Se detectado alguma alteração, a cirurgia, quando necessária, libera os movimentos da língua, aumentando a eficiência da sucção durante a amamentação, diminuindo, assim, a incidência do desmame antecipado. Ela é feita ambulatoriamente por um profissional capacitado (médico pediatra, cirurgião dentista ou até mesmo um cirurgião geral)." Explica.

 

Histórico

 

O Teste da Linguinha começou a se tornar uma realizada em 2012 quando um vereador do interior do Estado de São Paulo protocolou um projeto de Lei pedindo a obrigatoriedade deste teste em todos os recém-nascidos de seu município, o que foi aprovado.

 

Outros testes

 

Ao nascer, o bebê deve ser submetido a importantes testes: o Teste do Quadril, que o pediatra realiza ainda da sala de parto, pode diagnosticar uma luxação congênita do quadril; Teste do Coraçãozinho importante para detecção de doenças cardíacas críticas, sendo realizado no bebê com 24 horas de vida; Teste do Olhinho verifica se há alguma alteração oftalmológica mais grave como a catarata congênita e tumores; a tipagem sanguínea que é feita através do cordão umbilical;  Teste da Orelhinha (que faz o rastreamento da surdez severa ou profunda) e do Pezinho (capaz de detectar desordens metabólicas).

 

"Tudo isso o Hospital Evangélico de Cachoeiro proporciona a cada bebê que nasce na instituição, sempre pensando no melhor para cada um deles e suas famílias", comenta a Dra Andressa.