Com o início da redução de casos no ES, a preocupação agora é com a chamada “segunda onda”. E com ela, a possibilidade de pacientes que já foram acometidos pela doença, serem reinfectados.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclareceu em nota que relatos de reinfecção já estão previstos na literatura sobre a Covid-19. E que o Espírito Santo possui casos em investigação.

 

No último mês o secretário de saúde Nésio Fernandes afirmou que houveram casos de PCR positivo após um tempo de recuperação superior a 30 dias. “Estamos ainda avaliando se esta situação ocorreu em função de alguma questão operacional, como data da coleta ou tempo adequado e outras questões que podem interferir no exame. Ou mesmo se é algo residual da primeira infecção”.

 

Segundo ele, os casos ainda estão sendo avaliados pela secretaria. “Não temos nenhuma conclusão, mas, sim, estamos investigando algumas pessoas que têm esse resultado positivo”, afirmou Reblin.

 

Um protocolo de investigação dos casos de recontaminação do vírus foi aberto. O formulário destaca, principalmente, a realização do teste PCR com resultado positivo num prazo superior a 30 dias. “Estamos trabalhando num protocolo para definir como proceder em caso de confirmação. Há suspeita no Estado, mas precisamos de critérios para investigação”, destacou Reblin.

 

Os formulários já estão disponíveis e serão eles que vão impulsionar a investigação. Além do teste de PCR, ele apontará sintomas, condições do paciente e do primeiro teste. Bem como dia e local onde o exame anterior positivo foi realizado. “A pesquisa de reinfecção deverá ser detalhada e refinada”, explicou o subsecretário.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a equipe de Vigilância Epidemiológica está fazendo um estudo sobre esses casos. E uma Nota Técnica será divulgada sobre o tema em breve.