O primeiro caso identificado de Coronavírus no Espírito Santo pode ter ocorrido no dia 11 de fevereiro, antes da primeira confirmação do país, que é do dia 26 de fevereiro. A paciente é uma mulher de Guarapari que doou sangue no Hemoes, não viajou ao exterior e não teve contato, na época, com pessoas que viajaram.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, esse caso indica que o Espírito Santo já tinha transmissão comunitária antes do primeiro teste positivo do Brasil. O caso foi notificado ao Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, há outros casos sob investigação no Espírito Santo anteriores ao dia 11 de fevereiro, data da confirmação da paciente de Guarapari. Nos próximos 15 dias, a Secretaria Estadual de Saúde deve anunciar os resultados desses testes.

Segundo o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, agora, serão investigadas possíveis infecções a partir da paciente de Guarapari.

“Por orientação da Secretaria, as áreas específicas continuarão a investigação desse caso para que possamos estabelecer um possível vínculo entre essa primeira confirmação e casos secundários registrados. Daí em diante, junto com o município, vamos procurar relacionar esse teste positivo a outros no município de Guarapari”, explicou.

Os exames apontaram que a mulher já possuía anticorpos do coronavírus no momento da doação de sangue e que ela havia apresentado sintomas da Covid-19 14 dias antes.

Os parentes da paciente também foram testados, mas os exames tiveram resultado negativo. Agora, a Secretaria Estadual de Saúde vai investigar casos suspeitos do mesmo período do ano, inclusive de mortes sem causas confirmadas, segundo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.