Um inquérito sorológico exclusivo na comunidade escolar será realizado no Espírito Santo. O retorno às aulas não tem data definida no território capixaba, mas já há expectativa para que aconteça em setembro, porque a suspensão está definida por decreto até 31 de agosto. O anuncio foi feito pelo secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, e o subsecretário Luiz Carlos Reblin.

 

A testagem será feita com base em amostras estatísticas de alunos e professores, e fará parte do protocolo de retorno às atividade presenciais na rede estadual de ensino, que ainda não tem data definida.

 

O secretário ressaltou que a testagem não será realizada em toda a comunidade escolar, mas possibilitará o acompanhamento de possíveis contaminações entre alunos e professores. Os detalhes da metodologia adotada serão divulgados ainda em agosto. Um inquérito sorológico específico também está previsto para ser realizado com os povos indígenas do Espírito Santo.

 

De acordo com os representantes da secretaria de saúde, o retorno das atividades presenciais ainda está em fase de estudos e a pasta está analisando o tema com cautela. Para efetivar o retorno das aulas, serão analisadas condições como a taxa de transmissão, números de internações em decorrência da doença, número de óbitos, bem como os resultados do inquérito sorológico junto à comunidade escolar.

 

Nésio Fernandes informou que a Sesa, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), estão procurando manter diálogo com outros estados para que as experiências dos demais governos possam ser compartilhadas.

 

Esporte

 

A Sesa também está desenvolvendo um protocolo para o possível retorno do Campeonato Capixaba. As normas para a retomada das disputas estão sendo construídas em conjunto com a Secretaria de Estado de Esportes (Sesport) e com a Federação de Futebol. O retorno de atividades de alto rendimento também está sendo estudado.

 

Número de mortes

 

Nésio Fernandes ressaltou que houve uma queda no número de mortes na Grande Vitória, mas a taxa, que estava em declínio, se estabilizou. Por isso, a consolidação da diminuição no número de mortes só será possível nas próximas semanas.

 

De acordo com o secretário, o número de óbitos diários ainda é alto e os capixabas precisam manter os cuidados como o distanciamento e o uso de máscaras. “Temos percebido o descuido por parte das pessoas em um momento que ainda não é oportuno”, pontuou.