Começou na última segunda-feira (28) a terceira e última etapa do processo seletivo para contratação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, em Cachoeiro.

Nesta fase, é realizado um curso, ministrado por enfermeiros, para os agentes comunitários de saúde, e por uma bióloga, para os agentes de endemias, com carga horária de 40h. As atividades seguem até o dia 9 de outubro. Os conteúdos repassados são referentes à Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e à Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Na primeira etapa do processo seletivo, realizada em janeiro deste ano, os candidatos fizeram uma prova objetiva com 40 questões. Já a segunda etapa foi a comprovação de títulos e apresentação dos documentos necessários, como comprovantes de escolaridade e de residência e documentos pessoais. 

Após o curso, a contratação de 44 agentes comunitários de saúde e 19 agentes de combate a endemias será imediata, contribuindo para melhorar o alcance das ações preventivas e de promoção da saúde no município.  

Funções dos agentes 

Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população que frequenta a Unidade Básica de Saúde (UBS), considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade. 

Já os agentes de endemias têm a função de prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas, executar tarefas como vistoria em domicílios, terrenos baldios, estabelecimentos, inspeção de calhas, caixa d'água e aplicação de inseticidas e larvicidas.