O acompanhamento semanal do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) em asilos do estado constatou que 923 casos de Covid-19 já foram confirmados, sendo 525 entre idosos e 398 entre trabalhadores. Até a última atualização do boletim, 86 residentes nos asilos morreram com o novo coronavírus.

O Ministério Público monitora 94 instituições de longa permanências semanalmente desde o dia 16 de abril, em 36 municípios do estado. Desse total, 17 instituições não tiveram casos de contaminação.

O boletim mais recente, finalizado no dia 9 de outubro, apresentou 17 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus em relação ao anterior, do dia 2 de outubro. Dos novos casos, 10 foram verificados em idosos e sete entre os trabalhadores.

Os novos casos entre idosos foram registrados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim e, pela primeira vez, em Jerônimo Monteiro.

Já os sete casos entre funcionários foram constatados em instituições de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Marechal Floriano, Pinheiros e Jerônimo Monteiro.

Gráfico mostra evolução de casos de coronavírus em asilos do ES  — Foto: Divulgação/ MPES

Gráfico mostra evolução de casos de coronavírus em asilos do ES — Foto: Divulgação/ MPES

 

 

Municípios

 

As instituições de Vila Velha, de Vitória e da Serra foram as que mais registraram casos de contaminações de idosos e funcionários, com 105 idosos e 95 trabalhadores infectados em Vila Velha; 85 residentes e 57 funcionários contaminados na Serra; e 86 casos entre residentes e 53 casos entre funcionários das instituições de Vitória.

As demais cidades com mais idosos com a Covid-19 nas instituições são: Colatina (32), Alegre (26), Cachoeiro de Itapemirim (24) e Guarapari (22). Vila Velha, Vitória e Serra registram os maiores casos de óbitos de idosos, com 21, 15 e 14 casos, respectivamente.