No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, as cooperativas do Sicoob ES estão viabilizando a realização do exame de detecção da doença para mais de 5 mil mulheres, no Estado do Espírito Santo e também em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde a instituição cooperativa também tem atuação.

O Projeto Prevenir tem como objetivo contribuir para o aumento do acesso das mulheres à informação e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa está sendo feita em 37 municípios.

Seleção

Para selecionar as pacientes, o Sicoob ES teve com o apoio de parceiros em várias regiões, como secretarias de saúde e equipe da Saúde da Família. Em alguns municípios, ainda foi disponibilizada inscrição online para as interessadas. A triagem está sendo realizada por hospitais e clínicas locais, levando em consideração os critérios de prioridade do SUS (Sistema Único de Saúde), para a realização do exame.

O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, explica que o projeto é realizado anualmente, em outubro e em novembro. “Nós acreditamos que o conhecimento é a principal arma na luta contra o câncer. É preciso identificar a doença na fase inicial para que o tratamento seja mais eficiente”, ressalta. Neste ano, por conta do cenário de pandemia, as tradicionais palestras com especialistas não serão realizadas com a população.

Responsabilidade Social

Segundo o dirigente, a contribuição para causas sociais integra os pilares de atuação do Sicoob. “Mais do que praticar nossa atividade fim, temos o dever de contribuir para o desenvolvimento social nas localidades em que atuamos. Contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas são metas que estão em nossos princípios”, afirma.

Os exames serão custeados pela instituição financeira cooperativa. Em caso de detecção da doença, a paciente será direcionada para o Sistema Único de Saúde.

Dados do câncer

O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no País. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 66.280 mil novos casos até dezembro próximo, sendo 790 no Espírito Santo.

No mês de novembro, o Projeto Prevenir vai promover a realização de mais de 3.700 exames voltados a prevenção do câncer de próstata, para homens de 16 municípios.

Sobre o Sicoob 

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 370 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3,3 mil unidades, e atende 4,7 milhões de associados.