O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (27) o 33º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (30) e domingo (6).

Na nova classificação, 35 municípios estão classificados como risco moderado para a transmissão da Covid-19, incluindo os da Grande Vitória. Na classificação anterior, divulgada há uma semana, o Estado tinha cinco cidades nesse grupo.

"O aumento é devido à taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento do coronavírus ter passado de 50%. É fundamental continuarmos com as medidas de prevenção. [...] Mostra que a pandemia está numa fase crescente. Maior número de pessoas contagiadas, maior número de mortes. Todos os municípios da Grande Vitória estão em risco moderado", alertou o governador, Renato Casagrande.

Mapa de Risco Espírito Santo — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Mapa de Risco Espírito Santo — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Os outros 43 municípios do Estado são considerados de risco baixo para o contágio pelo coronavírus.

Essa classificação é o que direciona as medidas a serem tomadas pelo Governo do Estado contra a pandemia em cada grupo de municípios.

Risco moderado: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Piúma ,Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo: Afonso Cláudio, Alegre, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Guaçuí, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

Matriz de Risco

A matriz de risco de convivência considera no eixo de ameaça o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.