O Janeiro Branco é uma campanha que tem o objetivo de chamar atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. Pensando nisso, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, promoverá ações durante todo o mês. A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade.

Um grande mural já está disponibilizado na entrada principal do hospital com frases motivacionais e cartazes sobre depressão e ansiedade, incentivando colaboradores e acompanhantes de pacientes a buscar ajuda profissional caso identifique algum sintoma de transtorno. Bolas brancas também foram colocadas para chamar atenção para o mural e o tema.

De acordo com a presidente do GTH, Rayanne Nobre dos Reis Santana Farias, estão previstas ainda palestras para pequenos grupos de colaboradores, mantendo o distanciamento recomendado. “As psicólogas vão abordar as estratégias e exercícios que podemos fazer para cuidar da nossa saúde mental. Também vão explicar como identificar os gatilhos e, assim, pedir ajuda profissional”, afirmou.

 

Onde buscar atendimento

A Unidade de Saúde Mental Infantojuvenil instalada no Himaba, presta acolhimento a pacientes com transtornos mentais que necessitam de atendimento psiquiátrico de urgência. O serviço atende pacientes que dão entrada pelo Pronto-Socorro da unidade ou foram encaminhados de outros hospitais pela Central de Regulação de Internação da Secretaria da Saúde (Sesa).

Os atendimentos têm como objetivo estabilizar o paciente que está em surto, por meio de tratamento com medicamentos e atividades psicopedagógicas, colocando esse paciente novamente em condições de conviver em sociedade. O Himaba oferece serviço 24 horas de pronto-socorro e internação na área psiquiátrica.

  

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).